Dermatologia geriátrica: uma preocupação que começa a crescer

15 agosto 2008 |


A expectativa de vida aumentou nas últimas décadas. Acredita-se que até 2030 o número de pessoas com mais de 65 anos dobre, de acordo com o censo norte-americano. Tudo isto graças à prática de atividade física, acompanhamento médico, melhor instrução e boa alimentação. Mas como está a pele destes que estão na melhor idade? É nesta fase que os problemas, gerados pelo sol, cigarro, bebida e falta de cuidado, tornam-se visíveis.
Em São Paulo, a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, da clínica que leva seu nome e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, atende ao público da terceira idade e afirma que eles merecem atenção redobrada. “O maior vilão da pele é o sol, com 80% de “culpa”, pois deixa a pele espessa, amarelada, com rugas e sulcos, além de desencadear os cânceres. Os raios ultravioleta agridem as células e causam alterações moleculares, que podem se transformar em células cancerígenas”, explica Dra. Valéria. “Somente 20% é pelo fator cronológico”, complementa.
As doenças cutâneas mais comuns nesta idade são: herpes zoster, causada por um vírus e que traz irritação na pele e saliências no couro cabeludo, rosto, tronco ou nas extremidades; veias varicosas, que não são tidas como perigosas, mas tornam as veias das pernas azuladas; úlceras nas pernas, que podem ser causadas por uma má circulação sanguínea; a dermatite seborréica, que são manchas obtidas facilmente pelos idosos; e a principal e mais preocupante que é o câncer de pele.
Ainda pouco estudada a dermatologia geriátrica é uma área que tende a crescer cada vez mais e com rapidez. No Brasil, este campo começa a engatinhar e já são especialidades em alguns consultórios. Tratamentos destinados à melhor idade, como cremes tópicos, toxina botulinica, preenchimento com ácidos, peelings, dermapulse, Titan, LEDs e endermologia, são oferecidos na Clínica Valéria Marcondes.

Clínica Valéria Marcondes
Rua Almirante Pereira Guimarães, 192
Pacaembu
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3672-5911

0 comentários: