Nutróloga explica sobre os riscos de doenças transmitidas por alimentos

21 agosto 2008 |


Mais de 60% das doenças de origem alimentar são causadas por contaminação dos alimentos servidos em restaurantes, pelo uso de técnicas inadequadas no processo, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A nutróloga Dra. Samantha Christie Enande, da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo, explica melhor sobre o assunto. “Ao consumir um alimento contaminado a saúde da pessoa será danificada. As DTA’s - Doenças Transmitidas por Alimentos, causam graves conseqüências físicas, o que pode gerar até a morte”, diz a nutróloga.

As DTA’s são causadas, normalmente, por erros no armazenamento, manipulação, conservação da matéria-prima, exposição e distribuição dos alimentos, em especial pela falta de higiene, técnica, problemas com a temperatura ou no tempo de preparo.

Segundo o site da Informe-Net, www.cvc.saude.sp.gov.br/htm/if_mali1.htm, 70% dos surtos é causado por refrigeração inadequada, 24,8% através do preparo de alimentos com mais de um dia de antecedência, 7,4% por instalações deficientes e 5,2% a causa é a má higiene dos manipuladores.

“É importante cozinhar os alimentos e consumí-los imediatamente. Sempre lavar bem as mãos e manter a cozinha limpa. Outra dica é deixar a comida longe do contato de animais”, comenta a nutróloga.

0 comentários: