Simpósio Internacional sobre Machado de Assis tem início com transmissão via web

20 agosto 2008 |


Promovido pela Unesp e Editora Unesp, com apoio do MinC, o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial reunirá, em evento gratuito aberto ao público, os grandes nomes da crítica machadiana nacional e internacional, entre os dias 25 a 29 de agosto de 2008, no auditório do MASP, em São Paulo. O evento, que marca o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira, será transmitido ao vivo pela Faac WebTV, projeto do câmpus de Bauru da Unesp, no endereço www.faac.unesp.br/webtv.
Este ciclo de conferências e debates tem a função de construir as bases para um contato mais amplo, sólido e constante entre os diversos pesquisadores da obra de Machado de Assis. Dessa maneira, o simpósio viabilizará novos ângulos de abordagem até então inexplorados nos estudos sobre o maior escritor brasileiro. Além de evocar temas fundamentais na agenda dos especialistas ao longo dos próximos anos, cumprirá a missão de difundir a obra de Machado de Assis no Brasil e no exterior.
O evento contará com a presença de pesquisadores internacionais de primeira grandeza, tais como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts), Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2), Jorge Edwards (Chile – Prêmio Cervantes), Kenneth David Jackson (Universidade de Yale), Paul Dixon (Purdue University), Thomas Straeter (Universidade de Heidelberg), Todd Garth (US Naval Academy) e Victor K. Mendes (Universidade de Massachussets).

Expoentes do cenário brasileiro, como Roberto Schwarz, Alberto Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Alberto Vogt, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Lúcia Granja, Luiz Roncari, Sérgio Paulo Rouanet e Valentim Facioli também participarão dos debates. O escritor Milton Hatoum fará uma saudação em nome dos escritores brasileiros.

Informações completas sobre o programa, palestrantes e inscrições estão disponíveis no site do Simpósio Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial: www.machadodeassis.unesp.br/simposio, pelo e-mail simposio@machadodeassis.unesp.br e telefone (11) 3871-2339 (secretaria do evento).

0 comentários: