Teatro e artes plásticas em suas relações de linguagem

08 agosto 2008 |


Repensar as relações entre teatro e artes plásticas concebendo-as como o reflexo da interação do homem com o tempo e o espaço é o desafio de Do lugar de onde se vê – Aproximações entre as artes plásticas e o teatro. A obra, publicada pela Editora Unesp em parceria com a Funarte, é o resultado da tese de doutorado de Carlos Avelino de Arruda Camargo, que pesquisa a produção da linguagem artística.
Partindo da premissa de que teatro e artes plásticas constituem a realização da busca da superação da natureza representada, a obra analisa o quadro A tela branca (EUA, 1925), do pintor Rauschenberg e O grande teatro do mundo de Calderón de la Barca. Ao cruzar as linguagens desses dois gêneros de arte, o autor pretende estudá-los como expressões que se aproximam, apesar de suas especificidades.
Considerando este caráter de superação da natureza representada característico do teatro e das artes plásticas, em Do lugar de onde se vê revela-se a intenção destas manifestações de “atingir o universo em sua totalidade”. O autor pretende ainda demonstrar que a produção da linguagem das artes plásticas constitui uma manifestação teatral em sua mais profunda potencialidade.
Organizada em três partes, a obra propõe, em uma primeira abordagem, a concepção de arte e dos “mundos possíveis” por ela criados como universos em permanente construção. Na segunda parte do livro, Camargo discute as funções e potencialidades representativas das artes plásticas e do teatro, por meio de uma análise empírica. Por fim, Do lugar de onde se vê se ocupa da construção do conceito de Estado Cênico, relacionando as reflexões expostas nas duas primeiras partes da obra.
Por meio do pensamento dos filósofos Friedrich Schiller e Hans-Georg Gadamer, o autor repensa o significado do teatro para além de si mesmo, concebendo a peça teatral como mecanismo de desenvolvimento da educação do olhar através da arte. Com o rigor e a seriedade característicos de uma tese de doutorado, a obra de Camargo configura-se como uma referência para interessados em artes cênicas e visuais e nas interações existentes entre elas.
Sobre o autor - Carlos Avelino de Arruda Camargo nasceu em São Paulo, em 1958. É graduado em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutor em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Anhembi Morumbi desde 1988.
Título: Do lugar de onde se vê – Aproximações entre as artes plásticas e o teatro
Autor: Carlos Avelino de Arruda Camargo
Número de páginas: 104
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-814-6 (Unesp) e 978-85-7507-101-4 (Funarte)

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: http://www.editoraunesp.com.br/ ou telefone (11) 3242-7171.

0 comentários: