Dermatologista alerta para os cuidados com a pele no verão

22 outubro 2008 |


Estamos na Primavera e a temperatura começou a aumentar. Mas é nessa estação que já precisamos pensar nos cuidados especiais que devemos ter com a pele no Verão.
A dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, explica que há cuidados que devem ser tomados com a pele durante a estação, mesmo quando não se está na praia ou na piscina.
É nesta época do ano que os raios solares se intensificam. Além de causarem danos à saúde, eles contribuem para o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce da pele e até queimaduras, dependendo do tempo de exposição ao sol.
Segundo a dermatologista, 80% do envelhecimento vem de dos raios de sol. Você duvida? Então olhe a pele do rosto de uma mulher, sempre exposta, e a dos seios, que passa a vida escondida. As duas são submetidas ao mesmo envelhecimento biológico e, no entanto, parecem ter idades diferentes. Um bom argumento para usar o filtro solar desde criancinha.
As pessoas não sentem, mas o estrago está sendo feito cada vez que ficam “morenas”, já que a pele se pigmenta para se proteger. Não tem jeito, todo bronzeamento significa morte celular.
Não há desculpas para não se proteger, existem protetores e bloqueadores solares disponíveis em diversos fatores para todos os tipos de pele. “Para os amantes do sol, as exposições moderadas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, são uma prática saudável”, aponta Dra. Valéria.
Cuidados com a hidratação e a limpeza da pele também são essenciais nessa estação. Os hidratantes evitam a sensação de pele ressecada e desidratada, pois fornecem nutrientes e devolvem as moléculas de água perdidas com a exposição ao sol.

0 comentários: