Doce revelação dos últimos tempos da música baiana vive momento 'singular' na carreia

27 dezembro 2008 |


Em meio à nova geração de cantores baianos, surge uma menina muito animada e talentosa. Nascida no dia 10 de julho de 1980, em São Gonçalo, àquela que seria a promessa de uma grande artista no futuro, foi criada em Salvador, na Bahia. Sua aparição na grande mídia se dá acompanhada de rapazes na banda Babado Novo, que durou até o início deste ano. Tempo necessário para a vida decidir que a bela Cláudia Leitte já estava na hora de seguir carreira solo, mesmo acompanhada pelos amigos do grupo anterior. Para marcar o momento “singular”, a gravação de seu primeiro DVD foi realizado na Praia de Copacabana, em fevereiro, para centenas de pessoas. E, mesmo com a agenda apertada, Claudinha dá atenção especial ao “Cultura Viva”. Isso que é ser gente da melhor qualidade, né não?

CULTURA VIVA: Claudinha, como você avalia a passagem pelo Babado Novo?

CLÁUDIA LEITTE: O Babado Novo foi a realização de um sonho, um projeto que saiu do coração de cada integrante. Foi e sempre será parte integrante da minha vida. Fizemos uma história muito bonita e tenho muito orgulho de ter feito parte dessa família, que hoje me acompanha nessa nova fase.

C.V.: Durante todo o tempo em que esteve no grupo, dá para contar uma de suas principais recordações?

C.L.: Eu sempre digo que uma das coisas que mais me orgulho de ter é boa memória. Não costumo esquecer as pessoas, nem fatos importantes. Ralamos muito no começo. Eram dois, até três shows num dia. Já ficamos hospedados em pousada que não tinha nem fechadura na porta do quarto. Eu colocava uma cadeira atrás para fechar a porta. Lembro de um dos primeiros shows que foi cancelado por falta de público e lembro de um em Recife, onde eram esperadas 16.000 pessoas e apareceram mais de 50.000. Chegamos até aqui sem sentir as dores da caminhada. Uma das coisas mais importantes foi o olhar vitorioso de cada um dos integrantes da banda. Todos nós tínhamos sonhos e estávamos dispostos a realizá-los com dignidade e muita força. Hoje me orgulho de ver que, apesar de as coisas serem muito diferentes, esse olhar não mudou.

C.V.: De tudo o que vivenciou no “Babado”, deu para tirar muitas lições de vida? As experiências te amadureceram?

C.L.: Eu me tornei uma mulher dentro desses últimos cinco, seis anos. Quando comecei no Babado tinha 20 anos, era apenas uma sonhadora. Hoje continuo sonhando, mas falo de perspectivas e de projetos com a mesma rapidez que sonho e não dou um passo sem analisar minuciosamente a situação. Amadureci bastante.

C.V.:Agora, chegou o momento da carreira solo. A novidade te assusta? Teme alguma coisa?

C.L.: Não. Primeiro porque tenho Deus acima de tudo. Segundo, sempre digo que não costumo correr riscos. Corro para o abraço! (risos). Eu aposto naquilo que acredito, portanto, vou continuar sendo ousada. Não quero dizer que estou sempre certa, mas sim que de alguma forma, sempre dá certo, mesmo que eu erre, entende? Sempre cantei Led Zeppelin, Djavan, Legião e um monte de outras coisas que pareciam diferentes para um show de música baiana, mas que para mim eram corriqueiras, pois me provocavam emoções e ao meu público também. Não tenho motivos para temer.

C.V.: Dá para revelar porque tomou a atitude de seguir carreira solo? Qual foi a opinião inicial de sua família?

C.L.: Foi uma decisão maturada e cuidadosamente estudada. Passei um ano evoluindo, analisando cada ponto dessa decisão. Importante para mim era manter o grupo unido e trabalhando ao meu lado. Essa base é fundamental para qualquer cantor que se lança a um desafio desse porte. E, graças a Deus, consegui isso. Daí em diante foi só marcar a data e encarar o desafio, com o apoio da minha família, dos meus fãs e de Deus.

C.V.: E o megashow na Praia de Copacabana? Existem palavras para expressar a emoção? O que você tem a dizer ao seu público que compareceu ao evento?

C.L.: Foi uma das coisas mais lindas do mundo. Foi extraordinário! A começar pelo público que superou todas as nossas previsões. Da nossa parte rolou superação. Amor. Sim, talvez muitos não saibam, mas vivemos momentos loucos naquele palco de Copacabana. Contudo, foi maravilhoso, como o Rio de Janeiro. A compreensão do público me surpreendeu. O respeito e o carinho para comigo mais ainda. Não consegui nem dormir só de pensar no amor que recebi da massa vibrante que cantava num só coro. Foi o momento mais importante de reconhecimento do meu trabalho.

C.V.: Tem mais novidades da Claudia Leite para este ano?

C.L.: Sempre! Até porque o babado agora é novíssimo. (risos). A principal novidade é o lançamento do meu primeiro DVD solo. Afora isso, estamos com show novo, repertório massa, e a cada apresentação estamos agregando novidades que deixam ainda mais bonito o meu trabalho. Além disso, tenho recebido convites maravilhosos, como por exemplo, o de gravar e encerrar, o DVD de Padre Marcelo Rossi, com a música Jesus Cristo, de Roberto Carlos. A gravação foi no dia 21 de abril para um público de mais de um milhão de pessoas. Estou muito honrada, ansiosa e emocionada com a oportunidade. Posso adiantar que vem muito mais por aí.

C.V.: Você é uma artista que sempre fala de Deus em público. Isso é um ótimo exemplo para a juventude. Que mensagem você deixa para os jovens que vivem antenados em tudo, menos em Deus?

C.L.: A juventude precisa mesmo de ótimos exemplos e eu sei quanto o papel do artista é importante para seus fãs. Tenho conceitos bem definidos e sei que tudo que acontece na minha vida é obra de Deus. Odeio a futilidade e acho que o artista deve ter consciência de sua responsabilidade como ídolo de uma massa, principalmente de jovens para dar um exemplo. Digo não às drogas, à bebedeira e tenho Deus sempre comigo. O Senhor guia os meus passos e quem a Ele não se volta para agradecer, um dia irá se voltar para pedir ou suplicar.

Foto: Thiago Teixeira

2 comentários:

COMENDADOR JOSE ARAUJO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMENDADOR JOSE ARAUJO disse...

Sou fan de carteirinha e adorei a entrevista com a Claudinha!
Com Babado Novo ou sem ele, ela, com seu carisma que faz com que a gente a queira bem desde o inicio, irá estar sempre nos corações de seus fans como eu e como minha familia!
Quando ela fala em Deus, da maneira como ela se expressa, a gente sente a verdadeira fé em seu lindo coração!
Ela é iluminada!
ELE deu isto a ela e ser humano nenhum tira!

Sucesso sempre Claudinha!

Parabens Edson pela maneira como você conduziu a entrevista!