Exagero na academia... Que melancolia!

30 dezembro 2008 |


“Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”, já advertia o personagem Paulo Cintura, da “Escolinha do Professor Raimundo”. Mas, preocupados em deixar o corpo adequado ao que a moda exige, muitos são capazes de sacrificar a própria estrutura. Com isso, acaba exagerando nos exercícios físicos e prejudicando a saúde. De acordo com o professor de Educação Física e personal trainer da Academia American Club, em Rio Bonito (RJ), Guilherme Solano, um dos objetivos da academia é “reduzir o percentual de gordura, hipertrofia a musculatura, reduzir o estresse mental e melhorar a estética corporal”. Mesmo assim, existem aqueles que confundem todo o processo.
O professor destaca que devido a vários fatores de risco de doenças, como hipertensão, problemas respiratórios, sedentarismo, problemas nos ossos, nos músculos e na articulação, para alguém freqüentar a academia deve primeiro consultar a um médico. “Com todo profissionalismo, nós trabalhamos aqui na academia só com laudo médico”.
Segundo Guilherme, o exagero nos exercícios é chamado de Overtreining e quer dizer excesso de treinamento, entrando em fadiga muscular e o tempo certo, por dia, para realizar os exercícios depende de cada caso, varia de uma a uma hora e meia.

ALUNO GARANTE QUE GANHOU MAIS RESISTÊNCIA

Resultado de seu trabalho, seu aluno, o militar de reserva, Damásio Lúcio da Silva, 57 anos, freqüenta a academia há sete meses. “Faço academia para saúde do meu corpo, sinto prazer nessa academia, me relaciono bem com as pessoas daqui e a educação física é um incentivo maior para a saúde, para a pessoa ter uma vida mais longa, uma velhice com saúde e isso é tudo”, justificou.
O aluno garante que, com a atividade, seu corpo ganhou mais resistência. “Eu estava mais gordo, a barriga estava grande e está diminuindo agora. Eu não conseguia fazer 100 abdominais, agora faço 2.200 e os outros exercícios faço tudo corretamente, o professor sabe disso. Eu procuro fazer de acordo com o que ele manda. Por isso, estou bem de saúde, graças a Deus”, relatou.

EXAGEROS PODEM GERAR PROBLEMAS NA HÉRNIA DE DISCO

A fisioterapeuta Diana Gonçalves Fonseca já recebeu, em seu consultório, pacientes que tiveram complicações. “Tive pacientes que exageraram com carga em alguns aparelhos de musculação e adquiriram hérnia de disco. Em um caso, foi até especificamente a lombar. Não foi um desafio porque hérnia de disco na vida da gente é quase uma patologia corriqueira, hoje. Mas, é uma coisa que o paciente vai ter que conviver a vida toda. Além disso, pode ter tendinite, problemas de postura, às vezes, por trabalhar grupos musculares inadequadamente, pode prejudicar a postura ao invés de melhorar”, contou.
Para amenizar o sofrimento do paciente, a fisioterapeuta fez o seguinte: orientou em educação de posturas que, provavelmente, mais tarde ele poderá voltar à atividade física com limitações, não como antes.
Para quem sofreu tais problemas como conseqüência, Diana dá um aconselhamento. “Moderação. Uma prevenção com alongamento com professores formados, profissionais qualificados e nada de exagero. Sempre dentro do seu limite, não aquela coisa que você está sentindo muita dor, não está suportando a carga e diz “não, eu tenho que colocar mais, eu tenho que vencer,...”. Sim, musculação você está sempre vencendo a cada dia, mas de forma gradativa e não de forma brusca”, enfatizou.

***Na foto em destaque, o aluno da Academia American Club, em Rio Bonito (RJ), Damásio Lúcio da Silva

Foto: Edson Soares

0 comentários: