Tetê Espíndola tem seu nome Escrito nas Estrelas

14 janeiro 2009 |


Em 1985, a música “Escrito nas estrelas” estourava nas paradas de sucesso. Bastava mudar a freqüência do rádio e lá estava Tetê Espíndola soltando sua voz absolutamente rara e com um timbre ímpar. A música ganhou tal repercussão porque a artista foi a vencedora do “Festival dos Festivais” da Rede Globo, com essa melodia. Como prosseguimento da carreira, Tetê continuou presenteando o público com vários discos que lançou depois, embora já fosse cantora profissional desde os anos 70. Inclusive, no último dia 11, lançou “Evaporar”, no Teatro dos Bancários, em Brasília – evento que marcou o lançamento do novo álbum da artista. Hoje, com exclusividade, Tetê presenteia o “Cultura Viva” com sua participação. Sucesso, Tetê!

CULTURA VIVA: Qual o nome do novo CD e quando foi lançado?
TETÊ ESPÍNDOLA: O novo CD é o meu primeiro trabalho autoral, chama-se “Evaporar”. Foi gravado ao vivo em Campo Grande, minha cidade natal, com ótimos músicos de lá. São músicas compostas na minha craviola com letras de alguns parceiros além da família Espíndola, tem Arnaldo Black, Arrigo Barnabé , Chico César e Marta Catunda. Estou trabalhando o show desse CD desde agosto. Comecei por Campo Grande, interior de São Paulo, Londrina e agora nos dias 11 e 12 de dezembro em Brasília.

C.V.: No Festival da Canção nos anos 80, quando foi anunciado que você era
a vencedora, qual foi a sua reação?
T.E.: Foi uma grande surpresa seguida de uma estonteante alegria.

C.V.: A música “Escrito nas estrelas” foi um marco na sua carreira e na vida de muita gente. Que recordações guarda daquela época?
T.E.: Essa música me deu reconhecimento nacional e já faz parte da memória musical dos
brasileiros. Vejo pelos meus shows. Sempre é uma grande explosão quando canto e sempre
cantam comigo. É uma delícia...

C.V.: Como prepara sua voz quando vai se apresentar num show ou antes de entrar em estúdio para gravações, basicamente? Há algum segredinho que possa revelar?
T.E.: Faço alongamento e respiratórios do Yôga, RPG para soltar o músculo do diafragma e, é claro, convido todos os passarinhos do planeta.

C.V.: E sua carreira internacional, como anda?
T.E.: Anda há mil ... Gravei um novo CD com o meu parceiro Frances Kadosch, chama-se “Babeleyes” com uma linguagem virgem e uma orquestra maravilhosa. Quem quiser saber mais, entre no www.mysapace.com-philippekadosch.url

C.V.: Qual é a sua expectativa para este novo CD?
T.E.: Acho que ele está com uma mensagem muito atual que todos estão precisando ouvir sobre Ecologia e paz para o planeta. Eu sempre cantei a natureza, só que esse trabalho é mais direto, tem cheiro de verde e uma capa especial.

C.V.: E as novidades?
T.E.: Além de estar lançando o “Evaporar”, estou concretizando um trabalho com um grupo de compositores sobre a expedição “Água dos Matos” realizada em 2007, e em 2008lançamos o DVD da viagem e agora vamos à luta para conseguir patrocínio para fazer um CD das músicas inéditas. Mais informações, no meu site www.teteespindola.com.br no link “Versátil”.

Foto: Vânia Jucá

0 comentários: