Vera Vaz analisa o comportamento dos jovens na atualidade

28 janeiro 2009 |


Alguns jovens amadurecem mais cedo, outros não. Isto não tem necessariamente ligação direta com a idade. No geral, o jovem contemporâneo está cada vez mais alongando a adolescência. A violência urbana e o mercado de trabalho instável, entre outros fatores, favorecem o esticar do adolescer, adiando a saída da casa dos pais. Síndrome de Peter Pan, o não querer crescer.
Nessa fase, o jovem pauta suas escolhas querendo se distanciar dos modelos dos pais, filiando-se ao grupo social. É o momento de expressar os seus próprios desejos e não os dos pais. Influenciável, também corre o risco de se tornar marionete na satisfação dos desejos do grupo. Mas as ações expressas por idéias ou comportamentos sofrem influências da vida inconsciente.
Sair da adolescência é assumir os seus atos, é se responsabilizar como sujeito! A passagem para vida adulta exige responsabilidade. Mas é mais fácil o “ficar”, que implica em não ter compromisso. Não é para conhecer, nem conversar, é para beijar todo mundo na boca - o outro descartável. Tudo num só final de semana!
A desestruturação da família, a falta de autoridade dos pais, a sociedade que chama para um padrão adolescente do corpo sarado! Há uma indefinição do lugar do pai, da mãe, da família. O pai perde a autoridade e se desloca do seu papel de interceptor, é a falência da lei paterna.
É tempo de perdas, isto o amedronta. Alberastury e Knobel (especialistas em adolescentes) relacionam esses processos aos ‘lutos’, isto é, aspectos infantis dos quais o jovem precisa se desapegar nessa progressão em direção à sua maturidade. Muitas vezes, por não saber romper com esses aspectos, ele acaba dando conta da angústia da separação através das drogas lícitas ou ilícitas. A droga vem para unificar, algo do simbólico para dar conta da falta. Droga anestesiando a sua dor. Algo para adormecer, neutralizar, se esconder.
O adolescente hoje em dia não tem causa (ditadura, greve de estudantes, cultura, perspectivas de trabalho). Hoje é a cultura do prazer! O prazer ilimitado levado às últimas conseqüências!
Fazer escolhas conscientes ou não, se responsabilizar por elas ou não. Há a chance de despertar ou de adormecer para sempre. A terapia com adolescentes é um caminho que pode ajudá-los a assumir suas vidas e a se implicarem nas suas escolhas.

Vera Vaz
Psicóloga
E-mail: veralusai@gmail.com

Foto: Edson Soares

1 comentários:

Unknown disse...

show muito legal...