Mostra reúne grandes artistas italianos em São Paulo

16 junho 2009 |


O Istituto Italiano di Cultura traz para o
Centro Universitário Maria Antonia a exposição Italian Art Codex de 25 de junho a 16 de agosto. Curador: Marco Bazzini

"Nas mãos de um artista o livro não é apenas um texto com imagens, mas funde de maneira inseparável forma e conteúdo e torna-se uma obra de arte."

Sob este lema reuniram-se "livros de arte" de autoria de importantes artistas italianos do último século.

Serão expostos 80 livros "de Arte" projetados e elaborados por importantes nomes da arte italiana contemporânea, desde os expoentes da Poesia visual ou do abstratismo, Lucio Fontana, e Enrico Castellani, até os mais recentes Stefano Arienti, Maurizio Cattelan, passando por Mario Merz, Enzo Cucchi, Enrico Baj, Bruno Munari e, ainda, expoentes da poesia visiva, como Emilio Villa.

A tradição da arte do livro é uma herança ainda presente nas bibliotecas italianas.
“Os artistas, ao longo de todo o Novecento, renovaram a idéia de livro, superando a associação, simples, de texto e imagem (livro ilustrado) para ratificar uma inseparável fusão entre forma e conteúdo: o objeto da tradição escrita torna-se obra de arte”, explica Marco Bazzini.”, diretor artístico do Centro Luigi Pecci.

Ao longo de vinte anos o Centro per l'Arte Contemporanea L. Pecci de Prato reuniu, em seu centro de documentação sobre as artes visuais (CID/ arti visive), uma coleção de livros de artistas contemporâneos internacionais.

Deste acervo foi selecionada, para esta ocasião, uma seleção italiana, desde os anos Sessenta até nossos dias, que reconstrói tanto a heterogeneidade do material recolhido quanto uma amostra de tipologias realizadas pelos artistas italianos nos últimos quarenta anos.”

A exposição, com curadoria de Marco Bazzini é um percurso que vai desde a "obra-livro" até as "obras em formato de livro" de Miccini e Pozzi.

Ao longo do percurso expositivo o público poderá manusear e folhear algumas obras reproduzidas em peças fac-símiles especialmente realizadas por Gerson Tung.

Exposição: Italian Art Codex
Abertura: 25 de junho, 20h – aberta ao público
Visitação: até 16 de agosto,
Horários: terça a sexta, das 10 às 21h
sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h
Local: Centro Universitário Maria Antonia- rua Maria Antonia, 298
Entrada gratuita

Visitas monitoradas: podem ser agendadas pelo telefone
(11) 3255 7182 − ramal 46
www.usp.br/mariantonia

Estacionamento conveniado: Mariauto, rua Maria Antonia, 176.
preço único: R$ 6 (necessário carimbo na portaria).
horário de funcionamento: das 6h às 23h30.

0 comentários: