EXPOSIÇÕES NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

08 julho 2009 |

De 6 de agosto a 20 de setembro:
Exposição “Cobertas para o Corpo, Linguagens para a Alma: Tecidos Patrimoniais da Bolívia”
No âmbito das comemorações do 184º aniversário da independência da República da Bolívia, exposição apresenta quarenta tecidos andinos, têxteis dos vales inter-andinos e têxteis das terras baixas (Amazônia, chaco e lhanos), representativos do acervo cultural boliviano, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Etnografia e Folclore (MUSEF), sediado na cidade de La Paz. Promoção do Consulado Geral de Bolívia no Rio de Janeiro.

De 19 de agosto a 4 de outubro:
Exposição: “Joaquim Nabuco: Brasileiro, Cidadão do Mundo”
No âmbito dos 160 anos da morte de Joaquim Nabuco, exposição organizada por Helena Severo tem por objetivo de resgatar a memória de um dos mais ilustres homens públicos do Brasil. Diplomata, político, escritor, orador, poeta e memorialista, Joaquim Nabuco nasceu no Recife em 19 de agosto de 1849 e faleceu em Washington, Estados Unidos, em 17 de janeiro de 1910. A obra de Joaquim Nabuco exerceu influência em intelectuais do porte de Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Hollanda.

De 20 de agosto a 11 de outubro:
Exposição “Os Triunfos do Carnaval”
No âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, exposição de obras primas do Musée du Dessin et de l´estampe originale, sediado em Gravelines. França, que possui atualmente uma das mais importantes coleções de gravuras do mundo. Com o objetivo de promover a arte da gravura no Brasil e disseminar o conhecimento de suas técnicas, a exposição apresenta ao público cinqüenta e quatro gravuras sobre o universo do carnaval europeu, seus personagens, festas e momentos, retratados em imagens que variam do satírico ao melancólico, do cômico ao dramático. A exposição traz, ainda, uma “experiência histórica”, com a apresentação de informações sobre a vida dos artistas, suas épocas, e a realidade do carnaval na Europa, as origens e particularidades dessa festa que se tornou tão presente e viva na realidade brasileira. Entre as gravuras expostas, obras de Edouard Manet, Francisco Goya e Giambattista Tiepolo. Complementando o espaço expositivo, instalação áudio-visual apresenta as diversas técnicas de gravação – xilogravura, litografia e gravura em metal, entre outras - como também suas origens históricas, as manifestações dessa arte em nosso país e a influência dela na arte brasileira em geral.

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
www.museuhistoriconacional.com.br
mhn02@visualnet.com.br
Telefone: 21-25509220
Agendamento de grupos escolares: tel 21-25509260/1

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

0 comentários: