A evolução do tango em Niterói

02 abril 2010 |


O show Recuerdos de Bandoneón apresenta a evolução do tango em suas origens e suas vertentes nos dias 14 e 15 de abril, às 21h, no Teatro Municipal de Niterói. Contando com três figuras fundamentais e um elenco de alto nível artístico e profissional, o roteiro mostra a trajetória do bandonéon passando pelo folclore argentino e chegando ao tango contemporâneo.

Com participação especial do bailarino Roberto Herrera e direção artística de Aurora Lubiz e Luciano Bastos, no espetáculo também se destacam dois grandes bandeonistas representantes do século XX: Aníbal Troilo , década de 40, com o tango Milongueando em el 40 e Libertando de Astor Piazzola, que expressa o movimento de vanguarda.

A abertura do show, com El Llorón (Francisco Canaro e solo de bandonéon) e La Puñalada (Juan D'Arienzo), retrata as origens do tango em que os homens dançavam entre si e também a chegada do bandoneon no Rio de la Plata. No segundo bloco, Ricardo Tanturi( Muchachos Comienza la Ronda), Anibal Troilo(Milongueando en el 40) e Los Reyes del Tango(El Huracán) representam o ambiente típico das milongas de Buenos Aires nos anos 40 e 50 e a entrada do bandoneón nestes salões, ou seja, a aceitação do tango pela aristocracia porteña.

Há um momento do show que retrata a incorporação do ritmo da valsa no tango, inspirado nas Valsas Vienenses. E outro, o encontro e integração de ritmos e culturas características de cada país. Um verdadeiro diálogo entre essas variedades rítmicas e artísticas. Um jogo entre o zapateo e boleadoras do Folclore Argentino com a plasticidade e beleza da Capoeira.

Originário da Alemanha, deve seu nome ao seu criador Heinrich Band, por volta de 1835. BAND nome de seu criador e UNION da união dos encarregados de resolver os problemas de sua fabricação. O nome foi transmutando chegando a BANDONÉON.
O bandoneon compartilha algumas de suas lembranças, momentos importantes de sua existência e grandes músicos que conheceu. Nomes de grandes bandoneonistas serão falados até chegar em Astor Piazzolla. Uma verdadeira revolução musical, a utilização do instrumento com todas suas possibilidades técnicas e expressivas.

Recuerdos de Bandoneón – Teatro Municipal de NiteróiData: 14 e 15 de abril Horário: 21hValor: R$ 60,00Classificação etária: Livre
Capacidade: 400 lugaresLocal: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: (21) 2620-1624

Foto: Divulgação

0 comentários: