Exposição relata a participação Russa na II Guerra Mundial

22 abril 2010 |


O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo exibe, desde ontem (dia 21 de abril), a “Exposição Histórica 65 anos após o término da II Guerra Mundial”. A iniciativa da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo e do Conselho Jovem de Coordenação dos Compatriotas Russos do Brasil tem o objetivo de retratar a participação russa no conflito e expressar a solidariedade em uma guerra absolutamente desumana, sem omitir a real e sombria catástrofe.

A mostra reúne 20 painéis fotográficos inéditos no Brasil, que ilustram o cotidiano dos soldados russos e dos prisioneiros, além de relatar a expressiva participação feminina no período da batalha. Também faz parte da exposição, um vídeo documentário produzido por jovens da comunidade Russa no Brasil. O material ilustra a realidade da época, por meio de entrevistas, cenas de filmes e gráficos que apontam o desenvolvimento da guerra.

Segundo a Presidente do Conselho Jovem de Coordenação dos Compatriotas Russos do Brasil e diretora Cultural do Grupo Volga, Vera Gers Dimitrov, durante o período da II Guerra Mundial, o governo soviético estimulou ao máximo o nacionalismo. “A figura materna era invocada e a Rússia associada a “mãe”. Fato que além de estimular as mulheres exaltou o ânimo nacional.”

De acordo com Vera, os russos denominam a II Guerra, como “patriótica”. “Toda a nação Russa foi envolvida em um dos episódios mais sangrentos da história mundial, o que resultou na morte de aproximadamente 27 milhões de russos”, acrescenta.


Um pouco de História

A Segunda Guerra Mundial, iniciada setembro de 1939 e finalizada em setembro de 1945, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a história. Envolveu 72 nações e foi travada em todos os continentes (direta ou indiretamente). Deixou mais de 50 milhões de mortos e ainda uns 28 milhões de mutilados.

O fim da II Guerra na Europa

Durante o inverno de 1944/45 os russos preparam sua ofensiva sobre a capital do Reich. Em 16 de abril o exército Vermelho, sob o comando do General Zucov deu a salva inicial que culminou com a rendição de Berlim.

No final de abril, mesmo com os inauditos esforços do General Henrici, os russos penetram na periferia de Berlim. Hitler escreve seu testamento político, ao mesmo tempo em que nomeia o Almirante Doenitz Presidente do Reich e indica Goebbels como seu Chanceler. No dia 30 de abril comete suicídio. No dia 08 de maio acontece a rendição alemã. A II Guerra na Europa tinha finalmente chegado a seu fim após 1700 dias de matanças na história da humanidade. Fonte: Educa Terra - http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/segunda_guerra9.htm

Data: 21/04 às 13h
Ficará em cartaz até 21/05
Local: Memorial do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h horas (inclusive feriados)
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos.
Obs: No último sábado do mês, a entrada é gratuita para todos visitantes.

Foto: Divulgação

0 comentários: