Marcos Sacramento em Niterói

11 abril 2010 |


Marcos Sacramento apresenta um repertório irrepreensível no show “Na Cabeça”, dia 22 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói. Com vontade de romper fronteiras e conhecer novos palcos, Marcos Sacramento montou uma versão alternativa de seu show. Ao invés da tradicional banda, optou por concentrar os arranjos na base da voz, do violão (Luis Flávio Alcofra) e da percussão (uma variedade de sons que saem do pandeiro de Netinho Albuquerque).

O que era para ser uma segunda opção deu tão certo que hoje o artista se divide entre os dois formatos com igual prazer. Eles estão soltos e à vontade no palco; a sintonia entre o trio emana energia e música. Os arranjos adaptados para a formação reduzida ganham um tamanho imenso através do prazer e da liberdade. Abre espaço para mais improviso e a música preenche qualquer espaço. A voz ímpar de Sacramento projeta obras de grandes mestres mesclando com autores contemporâneos. Certos sensos comuns nem precisam ser verbalizados. Mas quando Milton Nascimento disse que “todo artista tem de ir onde o povo está” resumiu em apenas uma frase o sentimento de uma nação que ama a arte.

Marcos, ao mesmo tempo em que mergulha fundo na atemporalidade de obras como a de Noel Rosa e Custódio Mesquita, por exemplo, está atento a novos nomes, como o de Paulo Padilha. Mas ele não opta pelo óbvio de sempre, a ordem do chef é mesmo vasculhar atrás do que há de melhor. Mesmo quando canta suas próprias composições a visão do intérprete sempre acrescenta algo, não há limites. Cada música é um momento, um reencontro ou uma descoberta.

O espaço é aberto para improviso, a liberdade do informal direciona o trabalho do trio. A espinha dorsal é o repertório de Sacramento, com foco especial em seus dois mais recentes trabalhos. Mas o show em trio abre novas possibilidades e resulta em um variado leque de canções, improvisos acontecem até no camarim e o público vê alguns minutos depois no palco. Nesse espaço íntimo o artista tem liberdade para testar novidades no repertório

Voz, violão e percussão. Sacramento não precisa de mais do que isso para mostrar sua música num show que surpreende e agrada.

Marcos Sacramento – Teatro Municipal de Niterói
Data: 22 de abril
Horário: 20h
Valor: R$30,00
Classificação etária: Livre
Capacidade: 400 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: (21) 2620-1624

Foto: Divulgação

0 comentários: