Nova exposição na Escola São Paulo

07 abril 2010 |


Always New, Always Familiar
ARTISTAS: Janine Antoni e Paul Ramírez Jonas
CURADORIA: Marcos Moraes
REALIZAÇÃO: Instituto Escola São Paulo

Sobre a Obra
A obra exposta é uma instalação de vídeo-arte realizada em 1999 pelo casal de artistas, a convite da exposição Artlovers que foi curada por Marcia Fortes como parte da 1a Bienal de Liverpool.

A instalação consiste em uma imagem em movimento que une TV e projeção de vídeo simultâneamente, com um vídeo projetado em uma tela e outro veiculado em uma TV , ambos ocupando a mesma tela, de forma consecutiva.

Em um monitor de 20 polegadas sobreposto por segunda projeção de 96 polegadas, a obra mostra o resultado de uma ação dos 2 artistas num mesmo momento, focados em pontos distintos de uma única situação.


Sobre os artistas:Janine Antoni e Paul Ramírez Jonas são artistas reconhecidos no mundo todo por seus trabalhos individuais. Mas desde 1999 o casal cria vídeos colaborativos e usa a fotografia para abordar temas como a passagem do tempo e os rastros do corpo e criar metáforas poéticas da natureza dos relacionamentos.
Janine Antoni e Paul Ramirez moram em Nova York

Janine Antoni
Janine Antoni nasceu em Freeport, Bahamas, em1964. Já expôs em museus e galerias consagrados, como o Whitney Museum of American Art e o Solomon R. Guggenheim Museum em Nova Iorque; no S.I.T.E. Santa Fe, New Mexico; e no Irish Museum of Modern Art, Dublin. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o consagrado John D. and Catherine T. MacArthur Fellowship em 1998 e o Larry Aldrich Foundation Award em 1999.
Antoni ficou conhecida por seu trabalho, que desconstrói a distinção entre performance e escultura. A artista transforma as atividades cotidianas como comer, tomar banho e dormir em caminhos para a arte. O suporte e a ferramenta para as suas criações e esculturas é o seu próprio corpo.

Paul Ramírez Jonas
Paul Ramirez Jonas nasceu em 1965 e foi criado em Honduras. Assim como sua mulher, Ramírez Jonas tem uma carreira extensa. O artista já expôs no mundo todo e em galerias como a Ikon Gallery, Birmingham, UK; Beaver College Art Gallery, Glenside, PA; Postmasters Gallery, Nova Iorque; White Cube, Londres; White Columns, Nova Iorque; and Artists Space, em Nova Iorque. As exposições coletivas incluem: Pictures, Patents, Monkeys and More...On Collecting at the ICA, Filadélfia em 2002; Every Day, Public Art Fund,Nova Iorque; Globe>Miami

O trabalho de Ramirez Jonas é multimídia, transita por vários suportes e dialoga com a inevitabilidade do tempo e suas consequências: memória, atenção e expectativas. Em trabalhos que combinam a pesquisa científica e a inevitabilidade da futilidade, o artista já fez de um tudo. Desde gravar suas escaladas aos lugares mais altos de cada estado dos EUA a refazer o primeiro gravador criado por Thomas Edison, sempre questionando onde reside o progresso num tempo que chamamos de futuro e que passado é esse onde fica a história.

Exposição: Always New, Always Familiar
Artistas: Janine Antoni e Paul Ramírez Jonas
Curadoria: Marcos Moraes
Abertura: 16/04/2010 às 19h00
Exposição: 16/04 a 04/06
Realização: Instituto Escola São Paulo
Local: Escola São Paulo
Rua Augusta 2239 / São Paulo
Tel 113060 3636
Horários: Segunda a sexta, 9h às 20h; sábados, 9h às 18h
info@escolasaopaulo.org
www.escolasaopaulo.org

0 comentários: