Robson Martins expõe em Niterói

02 abril 2010 |


A exposição Divinhad `alho, poderá ser vista no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, de 07 a 29 de abril. O artista inspirado a partir da composição de um fogão a lenha de um self service mineiro apresenta cinco pinturas produzidas , em 2008, e cinco esculturas em argila e cimento produzidas, em 2009 e 2010, que surgiram através de experimentos em argila, de panelas com imensos lábios construindo a “Boca da Panela”, em seguida as esculturas unindo colher-língua, faca-língua, garfo-língua.

“Em um almoço com a família, enquanto organizava meu prato me senti devorado entre fumaça, fogo, cheiro, gamelas, caçarolas e pratos de barro. Ali, sobre o grande fogão as BOCAS DAS PANELAS pareciam canibais. Eram bocas abertas nos devorando e, suas comidas quentes e cheirosas, sendo transportadas para os pratos, iam para as mesas e eram devoradas por olhos, garfos, lábios, colheres, facas e línguas. O que me chamou a atenção era a possibilidade de materializar os elementos da “ação de comer” que no movimento, une mãos, dedos, lábios, talheres, panelas, bocas em um único corpo. Surgiu daí a série composta por 250 experimentos divididos entre esboços, desenhos, anotações, pinturas, esculturas, gravuras e objetos que venho produzindo desde o ano de 2002, criando formas e imagens à partir do “Universo do Banquete”. Organizei as esculturas em uma mesa de forma a parecer um banquete primitivo ou uma composição com panelas e línguas, iniciando uma série de pinturas explorando cor, volume e forma “, afirma Robson Martins.


Robson Martins
Pós-graduado em Arteterapia pela Universidade Cândido Mendes, expôs no Centro Cultural dos Correios/RJ, Museu do Ingá/Niterói, Galeria de Arte UFF/Niterói, M.A.C./Niterói, C.C.P.C.M/Niterói, Casa das Artes/SG, Galeria do ICBEU/SG, Galeria Heitor dos Prazeres/SG, Museu Bispo do Rosário/RJ, Galeria 90/RJ, Espaço Petrobrás/RJ, Sala José Cândido de Carvalho/Niterói, Undergraud Gallery/Luxemburgo e Espaço Imaginário/RJ.(2010).

Exposição Divinhad `álho de Robson Martins no CCPCM
Abertura: 07 de abril, às 19h
Visitação: 07 a 29 de abril / segunda-feira, das 13 às 17horas; terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e domingos e feriados, das 10 às 15horas
Encontro com o artista: 27 de abril, às 19h.
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí
Tel.: (21) 2610 – 5748

Foto: Divulgação

3 comentários:

Galeria Heitor dos Prazeres disse...

Obrigado Edson Soares, a informação ficou ótima, se tiver tempo vá brindar comigo.
Um abraço,
Robson Martins

Mariane Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariane Monteiro disse...

Este é um grande artista e uma pessoa mt simpática! abraço.