A COMÉDIA DO ABANDONO

31 maio 2011 |

No próximo mês de junho a Casa da Gávea receberá “A Comédia do Abandono”, de José Maria Rodrigues Monteiro. 

José Maria1

 

Cilenus chega ao seu apartamento depois do trabalho, mas não consegue relaxar para dormir, por mais que tente seus pensamentos não deixam. A presença da ex-mulher ainda é muito forte, sobretudo porque ele desconfia que ela contratou um pistoleiro para matá-lo. Na dúvida resolve revidar, e para justificar sua vingança vai buscar na recente história do país episódios de homens que deram cabo de suas ex-companheiras, e acha que a basear-se pelas estatísticas, vai se sair bem. Não vai nem para a cadeia. Mas as histórias nem sempre acontecem como se deseja e as reviravoltas na do Cilenus serão motivo de espanto e de riso.  

A peça tem como temas a solidão, a violência contra a mulher, e a necessidade do homem rever sua condição de dono do mundo, forjador dos processos culturais, incapaz ainda de conviver com uma nova mulher forjadora de seu destino e de sua sobrevivência. É a voz do homem tentando entender e se colocar nesses novos tempos em que homem e mulher se refazem. Vemos o homem perplexo, mas zeloso por manter seu statos quo, incapaz de compreender as novas demandas femininas. O personagem, em momento de reflexão, chega a dizer que é do Século XIX, que está perdido no Século XXI, demonstrando seu incômodo com a realidade como se apresenta. Ao mesmo tempo, vê-se encorajado pelas práticas machistas da sociedade, quando aplica a lei contra a mulher, ou não lhe dá o devido tratamento. Por isso se prepara para a violência, encontrando desculpas ou incentivo na aplicação da lei, quando lembra crimes contra a mulher cujos criminosos estão soltos depois de cumprirem penas irrisórias, ou mesmo de nem terem cumprido nenhuma, apesar de enfrentarem a condenação pública.

 

José Maria2

Texto tragicômico propõe a reflexão, chamando a atenção para a superação de obstáculos do cotidiano no intuito de promover o crescimento pessoal, impulsionando o indivíduo a promover ações concretas no mundo, a partir da mobilização de uma memória criativa capaz de resgatar o passado e modificá-lo no presente.

ELENCO: José Maria Rodrigues
Texto: José Maria Rodrigues
Direção: Gedivan de Albuquerque e José Maria Rodrigues
Supervisão de Direção: Benvindo Sequeira
Cenografia e figurinos: José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Vozes em off: Eliane Giardini, Herson Capri, Antônio Ysmael
SESC Casa da Gávea
Pça. Santos Dumont  116 sobrado Gávea – Rio de Janeiro

Tel. (21) 2239.3511
Temporada: de 2 a 30 de Junho de 2011
Dia da semana: Quinta-feira
Hora: 21h.
Ingresso: R$ 30,00 com 50% de desconto para estudantes e terceira idade.
Classificação etária: 14 ANOS.

 

Fotos: Divulgação

0 comentários: