EXPO INSETOS DE METAL EM NITERÓI

22 junho 2011 |

A partir do dia 29 (quarta-feira) de junho de 2011, às 19 horas, acontece a mostra Insetos de Icléa Eccard sob Perspectiva Estereoscópica no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Niterói). Pela primeira vez em Niterói, o público verá uma animação em vídeo 3D, produzido pela agência Devacode com imagens que parecem saltar da tela, a partir de trabalhos semelhantes a insetos da artista plástica Icléa Eccard (Galeria Quirino Campofiorito). Um projeto inovador, idealizado pelo Projeto Niterói Artes unindo o virtual e o real na mesma cena. No segundo andar do CCPCM (Sala Hilda Campofiorito), ainda, o espectador verá uma série de projetos da Devacode. Na abertura do evento o Conjunto de Sopros de Niterói, regido pelo maestro Walter Jr., se apresenta na varanda do CCPCM com repertório recheado de músicas referentes ao mundo virtual – incluindo composições para videogame e cinema.

 

Icléa Eccard 3 (Artista Plátisca) Foto - Erika Bragança


A EXPOSIÇÃO


Uma instalação contendo aproximadamente 300 peças com variações de formas e dimensões, criados em cima de figuras geométricas de metal com dimensões que variam de 2,5 cm a 1,20 m. “O material é a lâmina de alumínio e a chapa de ferro usando o quadrado como ponto de partida para as peças que passam do plano ao espaço tridimensional através do corte e da dobra. Tenho uma preocupação ambiental e orgânica extrema procurando utilizar material reciclado. Quem já viu chama as peças de ‘insetos.’” Disse Icléa Eccard.
Segundo Kátia Jacobson, do Projeto Niterói Artes, “a exposição será formada por painéis, sendo um de fundo com a projeção do vídeo em 3D e outros laterais sugerindo um enxame de insetos em escala menor. No chão e espaço, serão posicionadas as peças em maiores dimensões. Todos os vidros da galeria serão revestidos de preto para melhor efeito da projeção em terceira dimensão. O público terá a disposição 110 óculos especiais para visualização do efeito 3D.”
“A Niterói Artes reinventa seu portal usando novas ferramentas como: Destaque do Mês  realizando uma entrevista mensal em áudio de um evento selecionado da agenda cultural da cidade. Novo layout e sistema de agenda on-line divulgando os eventos enviados para nossa equipe por visitantes do site e eventos cadastrados na agenda impressa da cultura de Niterói. Além disso criamos catálogos virtuais: produção mensal do mesmo acompanhando a agenda de exposições do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O artista que já possui sua página no portal pode atualizá-la entrando no site ou criar uma , caso não a tenha. Clicando em nosso twitter (www.twitter.com.br/niteroartes), é possível saber o que acontece no meio cultural da cidade e adjacências . Em breve, mais novidades!” Revelou Célio Silva, coordenador do Projeto Niterói Artes.

 

INSETOS DE METAL
CPCM EXIBE INSTALAÇÃO E UM VÍDEO 3D PRODUZIDO PELA AGÊNCIA DEVACODE A PARTIR DE TRABALHOS DA ARTISTA PLÁSTICA ICLÉA ECCARD
http://www.youtube.com/watch?v=w1dkVLLV0ug

 

Insetos de Icléa Eccard sob Perspectiva Estereoscópica
Abertura: 29 de junho (quarta-feira) de 2011, às 19 horas
Período: 30 de junho a 24 de julho de 2011
Visitação: Segunda-feira, 13h às 17horas; terça a sexta-feira, 10h às
17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10h ás 15 horas
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, Niterói, RJ, (21) 2610 – 5748
ENTRADA FRANCA

 

***Na foto em destaque, Icléa Eccard

Foto: Erika Bragança

0 comentários: