Novo documentário no ar

23 agosto 2011 |

Por Lino Corrêa

 

Com direção do cineasta Wavá de Carvalho, o documentário "CAIS DO VALONGO, Sangra Da Terra" promete ser um dos marcos de resgate na nossa real história de miscigenação racial e trazendo para as telas explicações muito diferenciadas.

 

No Rio de Janeiro foram encontradas, em pleno Séc. XXI, as ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina que veio para casar-se com Dom Pedro II, e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do Séc XVIII.

As redescobertas foram  achadas  durante às obras de drenagem da zona portuária do Rio de Janeiro que faz parte do projeto Porto Maravilha.  O Cais da imperatriz foi construído sobre o Cais do Valongo para maquiar os vestígios da escravidão.
 

A opção de  narrar essa redescoberta de forma artística, com dramatização de atores. A nossa proposta é entrevistar personalidades afro-descendentes e acadêmicos que tenham como temática a escravidão. Todas as entrevistas serão abordadas de forma informal, buscando extrair dos entrevistados, além dos fatos históricos, uma visão sensorial/intuitiva sobre a  memória do período escravocrata do século XVIII. O Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos e a Pedra do Sal  são os pontos escolhidos como abordagem geral .
 

Além da direção de Wavá de Carvalho, o documentário ainda conta com a Programação Visual de Cláudio Mello.
       

Ilustres entrevistados serão um referencial enriquecedor desse mergulho na nossa raiz cultural, no elenco de atores que estão: LINO CORRÊA, CAROLINA RODRIGUES, GABRIEL BECK, DJANETH IDALICE, WILLIAM GUIMARÃES, ITALO WILLIAM, DEMERSON ALVARO e outros.
         

Cabe salientar que o salão MM Personal Hair, que fica na Av. Treze de Maio, no Centro do Rio, é um dos apoiadores, fazendo a estética  do cabelo do ator Lino Corrêa.

Confira fotos exclusivas dos bastidores e de divulgação desse projeto cinematográfico:

*O Diretor Wavá de Carvalho com os atores: Lino Corrêa e William Guimarães:

 

DSC07321


*O Ator Gabriel Beck:

 

DSC07325b


*A atriz Djaneth Idalice:

 

DSC07326


*A atriz Carolina Rodrigues:

 

DSC07341b

 

Fotos: Divulgação

0 comentários: