Kazu Barroz denuncia falta de medicamento

15 setembro 2011 |

cazu_campanha

Ele diz também que exames de sangue que sairiam em 20 dias estão demorando 180 dias

 

O ator e escritor Kazu Barroz, de 37 anos, que é o garoto propaganda da campanha de conscientização sobre o uso do coquetel para paciente com Aids, denuncia que está tendo dificuldades para conseguir a medicação. “A única coisa que me mantém vivo ainda é a medicação. E se não tem a medicação eu volto àquele início dos anos 90, esperando a morte para daqui a seis meses, três meses...”, diz.

 

Barroz vive há 20 anos com o vírus e disse que não consegue os medicamentos de última geração para seu tratamento. O Ministério da Saúde esclareceu que eles ainda não estão disponíveis porque estão em fase de testes. Mesmo assim, o ator afirma que está com dificuldades para conseguir os velhos. “Todo ano é a mesma coisa, é você não ter a garantia de ter seu tratamento, o medicamento. Não ter garantia de que daqui a três, quatro meses estará vivo...”, reclama.

 

Além disso ele diz que o estado não tem kits e os exames que demorariam 20 dias para ficar prontos só saem depois de 180 dias. “Não tem kit no Estado. Eles estão recolhendo nosso sangue e congelando, e o resultado está saindo em 180 dias”, pontua.

 

Segundo Barroz, quando esses resultados chegam, eles já estão defasados. O psicanalista George Gouveia acrescenta que os médicos precisam dos dados o mais rápido possível. “Eu preciso dos resultados na hora”, destaca.

 

Os números da Aids continuam crescendo no Brasil, até 2009 foram notificados mais de 180 mil casos e todos os anos surgem outros 5.000. O psicanalista denuncia que o atendimento para esses novos pacientes também está prejudicado e as pessoas têm que esperar em média 60 dias para fazer a primeira consulta.

 

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a distribuição dos kits está normalizada e que não há registro de falta ou racionamento de medicamentos.

 

Assista ao vídeo em que Cazu Barroz fala sobre o assunto:

 

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/garoto-propaganda-da-campanha-da-aids-denuncia-falta-de-medicamento-20110912.html

 

Fonte:

 http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/garoto-propaganda-da-campanha-da-aids-denuncia-falta-de-medicamento-20110912.html

 

Foto: Divulgação

0 comentários: