Luiz Melodia no cinema

26 setembro 2011 |

Por Lino Corrêa

 

O Cantor e conpositor LUIZ MELODIA faz uma luxuosa participação no documentário "Cais do Valongo". O filme está sendo rodado especialmente na zona portuária do Rio de Janeiro.
  

Não é primeira vez que Luiz Melodia participa de um longa. Em 2005, teve uma marcante participação no filme “Casa de Areia” dirigido por Andrucha Waddington. O filme foi totalmente rodado no Maranhão e teve no elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Seu Jorge, entre outros, o trabalho de ator de Lioz Melodia foi muito elogiado e o filme recebeu vários prêmios.
 

Com direção do cineasta do Wavá de Carvalho, o documentário "CAIS DO VALONGO , Sangra Da Terra" promete ser um dos marcos de resgate na nossa real história de miscigenação racial e trazendo para as telas explicações muito diferenciadas.

 

No Rio de Janeiro foram encontradas, em pleno Séc XXI, as ruínas de duas construções históricas o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina que veio para casar-se com Dom Pedro II e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do Séc XVIII.

 

As redescobertas foram achadas durante às obras de drenagem da zona portuária do Rio de Janeiro que faz parte do projeto Porto Maravilha. O Cais da imperatriz foi construído sobre o Cais do Valongo para maquiar os vestígios da escravidão.

 

A opção de narrar essa redescoberta de forma artística, com dramatização de atores. A nossa proposta é entrevistar personalidades afro-descendentes e acadêmicos que tenham como temática a escravidão.

 

Todas as entrevistas serão abordadas de forma informal, buscando extrair dos entrevistados, além dos fatos históricos uma visão sensorial/intuitiva sobre a memória do período escravocrata do século XVIII .O Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos e a Pedra do Sal são os pontos escolhidos como abordagem geral .

 

Além da direção de Wavá de Carvalho, o documentário ainda conta o ator e assistente de direção Cláudio Mello.

 

Ilustres entrevistados serão um referencial enriquecedor, entre eles: Jorge Coutinho. No elenco de atores estão: LINO CORRÊA, CAROLINA RODRIGUES, GABRIEL BHECK, e outros.
 

Confira os bastidores das filmagens:
 

LUIZ

 

LUIZ._LINO

Foto1: LUIZ MELODIA

Foto2: LUIZ MELODIA entre os atores LINO CORRÊA e CLÁUDIO MELO

 

Fotos de Divulgação

0 comentários: