PROGRAMAÇÃ​O DO MHN NA PRIMAVERA DE MUSEUS

18 setembro 2011 |

clip_image001

Dia 21 de setembro, às 10h: Mesa Redonda  "A Construção da Cidadania Feminina no Brasil"

 

No dia 21 de setembro, às 10h, será realizada a Mesa Redonda “A Construção da Cidadania Feminina no Brasil”,  com a participação da jornalista Ana Arruda Callado, da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher e da escritora Mary Del Priori, seguida de visita guiada à exposição. Mais informações: tel. 21-25509260 / 61. Entrada franca.

 

Dia 23 de setembro, às 10h: Mesa Redonda "Cora Coralina, quem é você?"

 

No dia 23 de setembro, às 10h, será realizada a Mesa Redonda “Cora Coralina, quem é você?" com a participação da Presidente da Associação Casa de Cora Coralina, Marlene Gomes Vellasco, e o Diretor de Processos Museais do IBRAM, Mário Chagas. Mais informações: tel. 21-25509260 / 61. Entrada franca.

 

Até 30 de outubro: Exposição “MULHERES  na Coleção do Museu Histórico Nacional”

 

A exposição reúne 200 itens, entre os quais a escultura de Minerva, deusa romana da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, mas também da misericórdia e da pátria;  iconografia e  peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobres;  rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família; fotografias de mulheres indígenas, indumentária e acessórios e medalhas com representações femininas.

 

Em exposição, ainda, as caricaturas da artista plástica Nair de Teffé, esposa do Presidente Hermes da Fonseca, que, sob o pseudônimo de RIAN, retratou políticos e personalidades de sua época, e o quadro de Anita Garibaldi, considerada no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem, pela sua participação na Revolução Farroupilha no sul do Brasil e, posteriormente,  na luta pela unificação da Itália.

 

Em destaque, ainda, uma instalação com leques,  iconografia sobre o seu uso e de um vaso ritual japonês em bronze, com figura feminina portando um leque; um núcleo dedicado ao matrimônio, com vestidos de noiva e acessórios, além de  nove vestidos,  que demonstram a evolução da indumentária do início do século XX  a 2011.

 

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora, s/nº - Próximo à Praça XV

www.museuhistoriconacional.com.brmhn02@visualnet.com.br

Telefone: 21-25509220

Aberto ao público de  3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.
Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)

Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários doIBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

0 comentários: