TIJUCA COROA ‘GONZAGÃO’ E É CAMPEÃ

23 fevereiro 2012 |

DSC08253a

 

Por Lino Corrêa

Um dos maiores nomes da nossa MPB é homenageado pela Unidos da Tijuca nesse Carnaval 2012, o nosso eterno Rei Do Baião Luiz Gonzaga. A escola levou para a Sapucaí a riqueza da pluralidade da musica nordestina e o carnavalesco Paulo Barros sintetizou sua obra e deu o terceiro título à Escola, o primeiro título foi em 1936, o segundo veio em 2010, e agora a nação tijucana ganha seu terceiro título.

 

Gonzagão82
 

Em 1982 GRES Unidos de Lucas   homenageou Luiz Gonzaga, que desfilou em um carro alegórico. Até Exu, cidade natal do homenageado, foi lembrada em uma alegoria dourada. A Tijuca aproveitou o ano do seu centenário para fazer uma mais que justa homenagem a quem deixou canções que estarão eternizadas no inconsciente coletivo do nosso povo, Gonzaga deu ao povo nordestino uma auto estima e dignidade  reforçando a identidade pura e genial da nossa real cultura musical, o autor de: Asa Branca, No Meu Pé De Serra, Baião. Cintura fina, Que Nem Giló,  O Xote Das Meninas, Pagode Russo, A Vida Do Viajante, e tantos sucessos inesquecíceis venceu barreiras, preconceitos por ser nordestino, negro, e pobre. Sua arte, sua voz, seu estilo foram vencedores e foi referência para as gerações seguintes de compositores e interpretes dos mais variados estilos da nossa MPB. Foi gravado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Fagner, Marisa Monte, Clara Nunes, João Bosco, Emilinha Borba , Marlene, Maria Bethânia. Gal Costa, Dominguinhos,  até mesmo Carmem Miranda gravou Baião em inglês, entre tantos outros seguiidores. O Chico Buarque citou na sua canção Paratodos: "Para um coração mesquinho contra a solidão no agreste Luiz Gonzaga é tiro certo..." O Benito de Paula fez para ele a Canção: Sanfona Branca onde ele canta: "Aquela sanfona branca aquele chapeu de couro é quem meu povo proclama Luiz Gongaza de ouro aquele tom nordestino a voz sai do coração...".

 

Gravar
  

Apesar  da bela homenagem, a Escola Tijucana  não mergulhou um pouco mais a fundo na sua obra, e nas figuras tão indispensáveis e ligadas a trajetória artistica do homenageado e uma delas ainda está presente entre nós no Retiro dos Artistas em Jacarepaguá, e é nada menos do que Carmélia Alves que foi a primeira cantora brasileira comtemporanea do Luiz Gonzaga a gravar o Baião difundindo o seu estilo para a Europa com muito sucesso, ao voltar ao Brasil Carmélia Alves foi coroada pelo próprio Luiz Gonzaga como a "Rainha Do Baião" fazendo com ele um histórico show no Teatro João Caetano(Rio De Janeiro) onde foi gravado um belo disco ao vivo, mesmo que por acaso ela não pudesse participar do desfile pelos limites clínicos ou emocionais por estar sendo cuidada no Retiro, embora nesse último dia 14/02/12 ela recebeu uma bela festa pelos seus 89 anos e  estava bem, cabe pontuar  que a omissão do nome da Carmélia deixa uma lacuna parecida se por acaso a Beija Flor no Carnaval 2011 ao trazer o Roberto Carlos(Rei Jovem Guarda) como enredo e não tivesse citado a Wanderlea (Rainha da Jovem Guarda),   creio que a citação do nome dela iria valorizar ainda mais essa homenagem. Mas, valeu ver a Sapucaí, o Rio De Janeiro, o Nordeste , o Brasil, e os estrageiros cantarem para Gonzagão  e sentir que a luz do  Rei Do Baião brilhou forte na Sapucaí e venceu mercidamente esse carnaval carioca.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

0 comentários: