Barman: uma das profissões do momento

24 março 2013 |


Segundo o site Brasil Profissões, o mercado de trabalho para barman é bastante promissor e está concentrado no setor privado. A profissão vive bons momentos nos polos turísticos brasileiros e cresce tanto em oferta de empregos quanto em salários. Essa é a boa notícia. Há 13 anos no ramo, Carlos Ivan Rodrigues, morador de Itaboraí, aprendeu outras atividades no setor e acumulou experiências. “Meu cunhado tem um buffet há mais de 20 anos no Rio e, ali, desenvolvi conhecimento de organização de festas e eventos, me profissionalizei no serviço de Garde Margê (chefe de culinária fria) e aprendi o ofício de barman. Já participei da Associação Brasileira de Barman (ABB) e sou associado até hoje; participei de exposições no Riocentro e já demos aulas em hotel no município de Búzios”, conta.
 
Além de explicar aos clientes detalhes do cardápio e orientá-los quanto às bebidas, o barman deve servir os clientes, sempre atentos a todas as necessidades; preparar drinques e servir aperitivos. Rodrigues explica que existem drinques de acordo com a faixa etária. “Preparo também drinques sem álcool para eventos evangélicos. Ainda: drinques de verão e bebidas doces: coquetéis com frutas típicas de época (com ou sem álcool) em festas infantis, jovens ou para adultos”, elenca.
 
Apesar do ofício, Rodrigues também atua como segurança dos Correios há 14 anos. Ele concorda com o site Brasil Profissões e diz que o serviço de barman é uma área que tem crescido muito. “Em restaurantes aqui, em Itaboraí, estão faltando profissionais. Oriento os interessados a procurarem um curso específico e indico os cursos de gastronomia do Senai”, adverte.
 
Esculturas em gelo

Rodrigues aprofunda o assunto e fala sobre “Open Bar”. “É o serviço de barman completo: balcão, copos, todas as bebidas, gelo, esculturas em frutas e em gelo, com vários temas, como cisne, anjo, peixe Merley, o casal de noivos em gelo, entre outros. Numa ocasião, organizamos um coquetel em Botafogo (RJ) para uma exposição de carros antigos do primo de um famoso piloto de Fórmula 1. No meio do evento, ele pediu para retirarmos as esculturas em gelo que montamos porque estavam tirando a atenção dos carros expostos, que estavam ali para serem comercializados. Ele dizia: ‘as esculturas chamam mais atenção que os carros’. Rimos muito naquela noite”, relata.

O barman também exerce a função de “barista” (aquele que serve drinques à base de café, com ou sem álcool, num bar só de café;) e já prestou serviço para buffets de Rio Bonito e região. “Esse mercado é grande e, às vezes, acontece de surgirem dois ou três eventos num só dia. Sou obrigado, até, a rejeitar algum. Em Rio Bonito, já prestei serviços também para os empresários Léo, Nilce e Luiz; em Tanguá, para a Leila e, em Itaboraí, com quase todos os buffets da cidade”, destaca. Contatos: (21) 9245-4577 / 7191-9321 / 3637-7119.
 
Foto: Edson Soares
 
 

0 comentários: