Céline Cousteau filma sobre saúde de índios na Amazônia

31 março 2013 |

Nessa semana, Céline Cousteau – pesquisadora, documentarista, ativista social e ambiental, neta do lendário explorador Jacques Cousteau- desembarca em São Paulo para firmar parcerias e dar início às filmagens de seu novo documentário sobre a crise da saúde dos índios do Vale do Javari, no Amazonas.
 
Refazendo os passos de seu avô desde 1980, Céline retornou ao Brasil em 2006 para filmar o encontro de seis tribos no Vale do Javari. A viagem mostrou o desesperador problema da saúde da Marubo e outras tribos contatadas, como os casos de hepatite que chegavam a atingir 80% da população.
Cinco anos após o encontro das tribos, um representante da tribo Marubo procurou Céline e propôs contar sua história através de um filme. O documentário de 30 minutos será veiculado com o intuito de mostrar esta questão vital para uma grande audiência, no Brasil e no exterior.
Céline espera não limitar o impacto do documentário com exibição nas telas, “um dos objetivos é criarmos uma campanha educacional para alcançar a comunidade e dividir esta informação vital com o maior número possível de pessoas”, enfatiza a pesquisadora.
 
O filme será apresentado em festivais de cinema nos EUA e Brasil, com um teaser de 3 minutos disponíveis gratuitamente em plataformas de mídia social, como Facebook, Vimeo e YouTube, bem como através das redes de organizações parceiras. Esse teaser também será exibido em palestras ministradas por Céline em universidades e conferências pelo mundo. Posteriormente o filme será disponibilizado na íntegra e gratuito pela internet.
 
A National Geographic já é umas das apoiadoras do projeto.
Céline Cousteau esteve no Brasil em 2011, quando participou do “Fórum Global de Sustentabilidade”, do SWU Music and Arts Festival. Ao lado de nomes como David Rotschild, Jon Rose e Fabio Feldman, falando sobre o tema “Água – Consciência e Responsabilidades”.

0 comentários: