O cotidiano da Guarda Municipal

08 maio 2013 |

 
O trabalho de um Guarda Municipal (GM) é muito importante na cidade. Em Rio Bonito, há algum tempo a população sofre com grandes problemas no trânsito. Com o passar dos anos, cresceu o número de veículos, as ruas continuaram do mesmo jeito e os pedestres começaram a estranhar a pacata Rio Bonito com a correria de cidade grande que o Centro do município ganhou. Mediante a essa realidade, o trabalho do GM intensificou. O Chefe da Guarda Municipal de Rio Bonito, Alex Santos, explica que o trabalho é muito abrangente. “O Guarda está 24 horas na rua. Ele faz o ordenamento urbano, cuida do Patrimônio Público e, como para nós o maior bem é a vida, atuamos nas ocorrências de pessoas desaparecidas, acidentes de todos os tipos, entrada e saída de escolas, socorro a pessoas doentes e etc.”, informa.

 
Em 2012, Santos passou para o cargo de Agente Socioeducativo no concurso público realizado pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro, foi convocado e desistiu de ocupar o cargo. “Desisti, pois percebi que a atual gestão tem uma visão moderna de reestruturação de toda a GM. Entretanto, sei que as mudanças acontecerão a médio e em longo prazo. E, para mim, é muito importante fazer parte desse projeto porque sou riobonitense e aqui tenho minha família e amigos, e acredito que o município de Rio Bonito precisa de mudanças. Acho importante fazer parte de um grupo que verdadeiramente trabalha em prol de nossa população”, destaca.
 
 
Em sua primeira experiência como Chefe da GM, Santos acredita que ainda é muito pouco tempo para uma avaliação crítica do setor. “Estamos em uma fase de diagnóstico dos problemas herdados do passado e promovendo pequenas mudanças, desde a solicitação de aumento de efetivo, uniforme, viaturas (as quais a gestão atual já nos retornou para a GM e que estarão sendo renovadas gradativamente), reuniões com o efetivo, solicitações de cursos de capacitação e convênio com o DETRAN, o qual já está em fase final para implantação”, revela. É difícil lidar com a segurança de uma cidade? “Não é simples, mas a GM faz um trabalho preventivo. Não podemos acreditar que ela vá substituir a Polícia Militar e a Polícia Civil. Vamos trabalhar muito com a prevenção que é nosso papel principal, ministrando palestra, ocupando os logradouros públicos, melhorando nossa central de monitoramento e oferecendo apoio a todos os cidadãos”, responde Santos.
 
 
Ainda este ano a GM tem vários projetos a desenvolver em Rio Bonito e Santos adianta que “são muitos” mesmo. “Entre eles estão: começar a melhorar o problema do trânsito, conseguir colocar a ronda escolar em todas as escolas do município, o que traria mais segurança para os alunos, professores e para os moradores dos bairros onde ficam as unidades de ensino, ministrar palestras aos educandos e etc.”, comunica. Santos deixa um recado à população riobonitense. “Gostaria de informar que a GM está se preparando a cada dia para prestar um melhor serviço a nossa população. E gostaríamos de estar contando com o apoio de todos e dizer que estamos abertos a críticas construtivas e sugestões. Nosso telefone de contato é 2734-3487”, divulga.
 
 
Foto: Arquivo pessoal de Alex Santos

0 comentários: