Manoel Lopes: um exemplo na política

09 agosto 2013 |


O presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC-RJ), em Rio Bonito, Manoel Lopes, 26 anos, escreve uma nova história na política. Estudante de Direito e jovem, tem idéias criativas que podem favorecer a população local. Foi candidato a vereador em 2012 e, há cinco anos, tenta implementar trabalhos com a juventude dentro dos partidos políticos onde militou. Ganhou voto de confiança por parte da Diretoria Estadual do PTC para assumir a presidência no município, e o presidente do PTC-Jovem, Calebe Henrique, o orientou acerca de diversas questões no âmbito da política. Ele explica o intuito do PTC a partir de sua sigla. “’Trabalhista’ porque a gente acredita que somente através de um trabalho sério e honesto podemos mudar essa nossa realidade, e ‘Cristão’ por preservar conceitos e valores que vêm se perdendo na sociedade, como a integridade, por exemplo”, diz.

REIVINDICAÇÃO

Lopes participou das duas manifestações ocorridas em Rio Bonito, recentemente. “Fizemos o que tinha de ser feito, dentro das nossas condições, amparados pela lei. Tivemos a participação do povo em geral: funcionários públicos, juventude local e crianças. Isso mostra que a família estava presente”, destacou. Qual foi a frase como palavra de ordem que mais chamou a atenção? “’Rio Bonito acordou’. É a sociedade mostrando que deseja ser mais participativa, quer ser ouvida e dialogar com as lideranças, constantemente”, destacou.

JOVENS DE RIO BONITO

O presidente do PTC-Rio Bonito acredita que a juventude riobonitense começou a despertar para questões políticas e isso se torna importante quando entendemos que serão estes mesmos jovens que governarão o município amanhã. Lopes elenca alguns projetos de seu partido. “No momento, temos o ‘PTC Mulher’ que possui trabalhos com políticas públicas voltadas para a classe feminina, e o ‘PTC Jovem”, onde trazemos políticas públicas direcionadas para os jovens, trabalhando com formação política e ministrando cursos voltados para a área da administração pública”, relata. “Precisamos de jovens dispostos a desenvolver trabalhos em escolas e em ambientes ou instituições em que haja circulação da juventude. Os interessados podem me adicionar no Facebook através do e-mail mdelopes@gmail.com”.

Lopes informa que o PTC luta para implementar um Conselho ou uma Secretaria Municipal direcionada à classe jovem. “Embora já existam tantas outras Secretarias que atendem à juventude, percebo que trabalham de forma superficial e, enquanto tratarmos a juventude de forma superficial vai existir certa deficiência em sua formação, uma vez que não foi dada a devida atenção. Dedicar espaços aos jovens não significa despesas, mas sim, investimento”, opina. Ele deixa um recado aos jovens. “Que defendam valores, conceitos e façam valer seus direitos”, enfatiza.

Foto: Arquivo pessoal de Manoel Lopes

0 comentários: