Cineasta Glauber Rocha é homenageado pelo Cineclube do Museu da República

29 julho 2014 |


O Cineclube Cinema e História Silvio Tendler, do Museu da República, vai homenagear no próximo dia 1º de agosto (sexta-feira) o cineasta Glauber Rocha.  O motivo é a comemoração dos 50 anos de lançamento do filme "Deus e o diabo na terra do sol", indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1964.

Será exibido naquele dia, às 18h30m, o documentário "Glauber, o Filme - Labirinto do Brasil", produzido em 2003 e dirigido pelo cineasta Silvio Tendler. O filme faz uma radiografia do Cinema Novo, a partir das ideias de um de seus maiores ícones: o cineasta brasileiro Glauber Rocha.
Antes, haverá o depoimento de Silvio Tendler e do cineasta Sergio Santeiro sobre a vida e a obra de Glauber. O evento será mediado por Elizabeth Abel de Figueiredo, museóloga, historiadora e pesquisadora do Museu da República/IBRAM.

Silvio Tendler- É conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos", por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros. Tendler já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematográficas Ltda, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Sergio Santeiro - Possui formação em Sociologia e Política pela PUC-Rio e realizou diversos curtas-metragens, como Ismael Nery e Encontro com Prestes. Desde 1975 atua como professor de cinema na UFF, e também é curador do Cine ABI e escreve semanalmente para os periódicos Via Política e A Tribuna.


0 comentários: