Washington Silva... um profissional brasileiro que reflete talento no exterior

02 outubro 2014 |


Pelo toque das mãos nos cabelos dos clientes, surge uma nova profissão. Foi justamente desse jeito que o jovem Washington Silva, 30 anos, seguiu nova carreira num dado momento de sua vida. Segundo ele, recebia muitos elogios quando lavava os cabelos dos clientes num salão que gerenciou na Zona Sul do Rio de Janeiro. “Me diziam que eu deveria trabalhar com massagem, pois o meu toque era mágico”, lembra.

Depois de ouvir tantos elogios, Silva acabou chegando à conclusão de que estava na hora de mudar de área, ou seja, seus próprios clientes sinalizaram um novo caminho, e a Massoterapia ganhou mais um profissional. Sua formação vem de cursos livres e também com um dos profissionais mais conceituados no Rio de Janeiro, o conhecido Carlos Gusmão. Ao trilhar sua nova estrada, ganhou experiência em duas grandes clínicas do setor localizadas no bairro de Copacabana.

Como se não bastasse, ganhou mídia pelo dedicado trabalho que desempenhou. Concedeu entrevistas para jornais e revistas, inclusive, na imprensa internacional.  Momento marcante, a “Glamour” – uma das revistas femininas mais lidas na Europa – tomou conhecimento do talento do rapaz, o entrevistou e publicou matéria discorrendo sobre seu trabalho que deslanchou no mercado.

Enfim, esse moço superchique, muito simples e educado, deu entrevista exclusiva hoje para o CULTURA VIVA e trouxe informações preciosas sobre a relevância da Massoterapia. Confira o bate papo:

CULTURA VIVA: A massoterapia é bem-vinda em qualquer estação do ano. Mas, nessa época em que a temperatura tende a esquentar mais e muita gente fica inquieta, a massagem ajuda a acalmar?

WASHINGTON SILVA: A massagem é bem vinda em qualquer estação do ano.  Mas, em épocas de grande calor, acabam colaborando mais porque é justamente nessa época que as pessoas se encontram mais estressadas e tensas por conta da temperatura e da grande correria que se alastra nesse período.

C.V.: Qual a importância da massagem, em sua opinião?
W.S.: Em minha opinião, a Massoterapia tem papel fundamental na vida das pessoas.  Não só pelo relaxamento do corpo, mas pelo equilíbrio espiritual que ela proporciona. Aliás,  estar com a mente equilibrada hoje em dia tem sido, muitas vezes, mais importante na vida das pessoas do que o relaxamento do corpo.
Definitivamente, a Massoterapia consegue te trazer essa "paz" espiritual.
C.V.: Existe uma regularidade com que a pessoa deve receber massagens ou fica a critério do cliente?
W.S.: A massagem pode, com certeza, ser procurada com frequência. 
Algumas pessoas procuram uma vez por mês, outras duas vezes e outras, ainda, fazem a massagem diariamente. Essa procura depende da necessidade e da possibilidade de cada um.
C.V.: Que orientação você pode dar para quem costuma sentir dores lombares com frequência? A massagem pode ajudar? Que tipo?
W.S.: Pra quem sente dores a massagem surge como um ótimo remédio e, para casos como dores na lombar, a massagem mais indicada seria a Massagem Relaxante.  De preferência, feita por algum profissional que saiba conciliar força e se sensibilidade ao mesmo tempo.
C.V.: Das massagens que você faz em seus clientes, qual a mais procurada? E qual a que você mais gosta de aplicar, sinceramente?
W.S.: Das massagens que eu trabalho, a mais procurada é a Massagem Tântrica, que é sensitiva, feita com a ponta dos dedos que tem a finalidade de aliviar tensões sexuais. Mas a massagem que eu particularmente mais gosto de realizar é a Massagem Tailandesa,  que é uma massagem normalmente feita com óleo e feita com todo o corpo.
O profissional usa os braços, pernas, tórax, mãos e alguns profissionais também usam o queixo.
C.V.: Quem sofre com problemas de coluna pode fazer massagem? Há tipos específicos de massagem para amenizar dores nesse local?
W.S.: Pessoas com problemas de coluna podem fazer massagem sim, desde que seja uma massagem cuidadosa e feita por um profissional que saiba exatamente como tocar na área , para que não haja  agressão ao invés de relaxamento e alívio.
C.V.: Geralmente, quando a pessoa fica muito tensa tende a nodular a região dos ombros. Há uma explicação técnica para isso?
W.S.: Na maior parte dos casos, os nódulos de tensão acabam aparecendo na região dos ombros.  Isso tem várias explicações e uma delas é o fato de sobrecarga na área por conta de mochilas, bolsas e também da má postura.
C.V.: Há algum caso em que a pessoa chegou até você com fortes dores e, depois de receber a massagem, saiu muito bem? Relate, por favor.
W.S.: Em casos aonde trabalho com a Massagem Relaxante é normal ouvir o agradecimento dos clientes que se sentem totalmente agradecidos pelo alívio das dores e pelo relaxamento do corpo e da mente, afinal, "alivio" é o que todos buscam.  Mas, nem todos conseguem encontrar porque, infelizmente, o mercado da massoterapia ainda está muito manchado pelos supostos "profissionais". Então,  quando eles encontram esse alívio é normal receber agradecimentos e elogios. 


Fotos: Arquivo pessoal de Washington Silva

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Edson pela reportagem sobre massoterapia e principalmente sobre o trabalho de um profissional tão talentoso no mercado. Não basta ter apenas os conhecimentos técnicos, mas também tem que ter o famoso "borogodó".

Bjs!