Carlos Gusmão: experiências e instruções no ramo da massagem

02 março 2015 |


Cuidar da saúde e manter o bem estar auxilia, e muito, na correria do cotidiano. Uma aliada nesse quesito é a Massoterapia. E, quem procura este serviço, sente na pele os bons resultados, literalmente. No Rio de Janeiro existem centenas de profissionais da área que se despontam pelo compromisso e seriedade com que mantêm o trabalho. Um deles deu entrevista ontem, com exclusividade, para o CULTURA VIVA. Carlos Gusmão, 57 anos, trabalha com massagens e terapias orientais há cerca de 30 anos e revela o início de sua trajetória.  “Me tornei massagista (prefiro este termo) incentivado por um massagista que me socorria em minhas crises lombares aos 18 anos de idade. Este massagista trabalhava no Hospital Miguel Couto, onde trabalho hoje. Durante o curso surgiu a paixão pela Massagem”, conta o especialista.

Acompanhe o bate papo muito informativo!

CULTURA VIVA: Que conceito daria para Massagem, de forma geral?
CARLOS GUSMÃO: Massagem é uma técnica de cura reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Visa trabalhar os tecidos moles, os tendões, articulações, nervos, musculatura e circulação sanguínea, trazendo inúmeros benefícios à saúde de quem recebe massagem.

C.V.: Quais os principais benefícios da Massagem no corpo humano? Conhece algum caso em que a pessoa ficou curada de algum problema de saúde, graças à Massagem?
C.G.: São muitos, mas os principais são: relaxamento de pacientes tensos, melhora da circulação de retorno, cura de contraturas musculares por grande esforço físico (atletas), diminuição da pressão arterial, dores relacionadas à coluna vertebral, reabilitação de pacientes no pós-cirúrgico, recuperação por fratura e paralisias faciais. Isto somente para citar alguns benefícios da massagem terapêutica. Há, ainda, os benefícios da Massagem Desportiva, que visa a prevenção de traumas relativos ao grande esforço muscular exercidos por atletas e a recuperação de lesões pós esporte.Existe, também, uma subdivisão da massagem que trabalha com a estética. É a Massagem Estética Modeladora, que visa aliviar a celulite e a gordura localizada, dando melhor aparência ao corpo. Conheço inúmeros casos em que a massagem exerceu seu papel de cura. Em paralisias faciais a cura acontece em poucas sessões. Em dores de cabeça de origem cervical ou por tensão da musculatura do trapézio é muito eficiente e a cura é total. Em problemas de circulação de retorno comprometida, elimina os edemas totalmente. Poderia enumerar muitos e muitos casos de cura somente pela massagem. Há inúmeras indicações das quais a massagem atua como coadjuvante no tratamento de várias doenças. Lembre-se que a massagem pode salvar sua vida. Se você sofrer uma parada cardíaca, o procedimento que o socorrista ou médico aplicará em você se chama Massagem Cardíaca.

C.V.: Em sua opinião, o setor é valorizado? Clínicas e hospitais dão o espaço necessário que os massoterapeutas merecem e precisam para desenvolverem seus trabalhos?
C.G.: Não. A profissão não tem o seu merecido valor reconhecido por hospitais e clínicas. Creio que por desconhecimento de todo potencial da massagem e seus efeitos. Sou um privilegiado em trabalhar em um hospital que dá valor à massagem. Agora, a prefeitura está contratando massagistas para seus postos de saúde. O posto de Copacabana é um dos que oferecem este serviço. Falta a criação de um conselho que fiscalize o exercício da profissão e a divulgue.

C.V.: Além de seu cotidiano como massoterapeuta, o senhor também ministra cursos. Quais os mais procurados?
C.G.: Sim, ministro cursos de Massagem Sueca, Massagem Ayurvédica, Shiatsu, Drenagem Linfática, Thai Massagem e Auriculoterapia. O curso mais procurado é o de Massagem Sueca, por ser a base para outras terapias e por capacitar o aluno a trabalhar com quatro tipos de massagem. A Relaxante, Desportiva, Estética Modeladora e Terapêutica, criando um vasto campo de atuação.

C.V.: O senhor tem estúdio próprio e, ao longo dos anos, se tornou um dos profissionais mais indicados no Rio de Janeiro. A que se deve esse empenho todo? Onde os interessados podem buscar informações sobre seu trabalho?
C.G.: Me tornei conhecido no Rio de Janeiro, graças a muito trabalho e amor à profissão. Simplesmente faço em meus pacientes/clientes a massagem que gostaria de receber, e os trato como gostaria de ser tratado. Massagem é uma técnica que exige amor ao próximo e à profissão. Fazer massagem, para mim, não é trabalho, é prazer.
Possuo um local de atendimento e cursos em Copacabana. Todas as informações sobre atendimentos e cursos estão nos sites: www.carlosterapias.com, www.drenagemrj.com ou no aplicativo para celular: http://app.vc/carlos_gusmao_terapias .

C.V.: Analisando o mercado da Massoterapia a nível nacional, existe algum Estado que abre mais as portas no setor ou todos estão paralelos?
C.G.: As regiões Sudeste e Sul são as que mais prosperam para os interessados em exercer a profissão. Creio que pela maior renda per capita destas regiões. O melhor mercado hoje para massagem é São Paulo.

C.V.: A Massagem Relaxante, muito comentada, seria indicada para pessoas que convivem com o estresse? Quantas sessões por mês, em média, seria o suficiente?
C.G.: Sim, para estresse não há melhor indicação que a massagem. O número de sessões varia de acordo com o nivel de estresse de cada um e com a condição financeira também. A recomendação é de, no mínimo, uma sessão por semana ou a cada 15 dias para se obter um bom resultado.

 C.V.: Muitos reclamam que não podem receber massagens porque consideram um investimento caro. O senhor considera um serviço custoso, sinceramente?
C.G.: Não acho que massagem seja um tratamento caro. O brasileiro não valoriza muito sua saúde. Não tem o hábito de prevenção. Acha caro uma massagem, mas gasta o dobro em um cineminha com pizza e chopinho. Questão de escolha: sua saúde ou a diversão.

C.V.: Que futuro o senhor prevê para este setor?
C.G.: Quando fiz meu primeiro curso, massagem era uma coisa de “dondoca” que não tinha onde gastar o dinheiro. Era chique ter um massagista. Hoje tudo mudou e a profissão cresceu muito. Com a vida a cada dia mais corrida e estressante, mais pessoas procuram o alívio da massagem. Li, em um artigo americano, que são três setores que mais crescem no mundo: primeiro o de Informática, segundo o de Construções em geral e, o terceiro, o de Terapias Alternativas e Naturais, onde se inclui a massagem.

Foto: Arquivo pessoal de Carlos Gusmão


0 comentários: