Galactic no Bourbon Street Fest amanhã, em SP

26 agosto 2015 |


Finalmente, a banda Galactic aterissa no Brasil, a bordo do (e de qual outro festival  poderia ser?) Bourbon Street Fest 2015. Trata-se de uma usina funky, em atividade por mais de 20 anos extraindo o melhor da música negra americana de seus integrantes – o guitarrista Jeff Raines, o baixista Robert Mercurio, o baterista Stanton Moore, o tecladista Rich Vogel, o grande trombonista Corey Henry e o saxofonista Ben Ellman –, além dos (muitos) colaboradores.

Direto de uma galáxia chamada New Orleans, o Galactic traz para o show no Bourbon Street Fest a cantora Erica Falls, como convidada mais do que especial, e um álbum absolutamente fresh: Into the Deep (lançamento em julho de 2015), que é uma síntese de todas as experiências e colaborações musicais que o grupo teve ao longo de sua história. Falls canta na faixa Dolla Diva e é uma estrela em ascensão. Aqui no Brasil ela é uma velha conhecida do público através de suas inúmeras aparições com o grupo Nu Beginnings e em carreira solo.

Outros mundos

Como seu nome já entrega, o mote do Galactic é explorar mundos musicais desconhecidos criando possibilidades sem limites, transcendendo todas as fronteiras do som, do espaço e do tempo. A faísca criativa da banda começa com a fricção do baixo de Mercurio, do sax  de Ellman e a batida inconfundível de Moore na bateria. Acrescente-se a guitarra de Raines, o Hammond de Vogel e  o trombone de Henry e o foguete está pronto para a contagem regressiva.

Ao longo dos anos e de colaborações com outros artistas, como The Soul Rebels Brass Band e Corey Glover, do Living Colour – com os quais o Galactic excursionou em 2012 (ano de lançamento do disco Carnivale Electricos) –, além de Macy Gray, que participou do mais recente disco da banda e com quem tem excursionado recentemente, o som do Galactic saiu de um funk quase orgânico para uma mistura moderna, incorporando elementos do hip hop, fusion, jazz e até música eletrônica.

O novo disco

Into the Deep já pode ser conferido em pré-lançamento no iTunes e na plataforma Music, o novo serviço de streaming musical da Apple, para audição na íntegra de três faixas: a apoteótica Sugar Doosie, a faixa título (com Miss Gray) e a energética Right On (com Ms. Charm Taylor).

Nas 14 faixas de Into the Deep – que serão a base do show no Bourbon Street Fest –, a banda mergulha no caldeirão de ritmos que fez sua fama. “Vemos este disco como um apanhado de tudo e todos que nos influenciaram até hoje”, diz Mercurio.

Mais convidados

Nesse time incluem-se outros nomes diversos que participaram do novo disco, como a legendária cantora de gospel-R&B-blues e ativista pelos direitos civis Mavis Staples (que canta na música Does it Really Make a Difference), Ms. Charm Taylor, cantora da banda Honorable South, da Louisiana, que faz sua colaboração de estreia com o Galactic, passando por  Brushy One-String, nome artístico de Andrew Chin, cantor e violonista jamaicano que participa da faixa Chicken on the Corn, descoberto pelo produtor do Jazz Fest, Quint Davis.

Into the Deep, segundo Ellman, “é inteiro sobre pessoas, conexões que entraram na nossa órbita nestes 20 anos e que, de alguma forma, seguem afetando o curso do nosso universo”. É também um reflexo de como os talentos individuais que integram essa galáxia se desenvolveram. “É pura evolução”, finaliza Ellman.

Site oficial: http://galacticfunk.com

Ficha técnica:
Stanton Moore: bateria
Jeff Raines: guitarra
Robert Mercurio: baixo
Rich Vogel: teclados
Corey Henry: trombone
Ben Ellman: saxofone
Erica Falls: vocais

Dia 27 de agosto – Bourbon Street Music Club
Dia 30 de agosto – Parque do Ibirapuera

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 9h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h

Dia 27/08/2015 – quinta-feira

Horário: 23h00
Abertura da casa: 21h
Duração: 80 min. aproximadamente
CouvertArtistico: R$ 75,00 (1º. Lote)
Venda também pela   Ingresso rápido - 11 4003 1212 - www.ingressorapido.com.br
Censura: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 450 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora.
Ar condicionado.
Wi-fi – solicitar senha na casa

Dia 30/08/2015 – domingo
Horário: 19h00
Local: Parque do Ibirapuera - Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral s/n – Arena de Eventos, próximo Museu Afro Brasil
Gratuito


Foto: Jim Arbogast

0 comentários: